HERMENÊUTICA JURÍDICA
Nova edição da obra de Rubens Limongi que detalha sistematização das leis
Fabiana Barreto Nunes - 07/06/2011 - 13h52

Considerada um clássico da literatura jurídica nacional e adotada na maioria dos cursos de direito, a obra Hermenêutica Jurídica, de Rubens Limongi França, chega à 10ª edição póstuma, revisada pelo advogado Antonio de S. Limongi França por meio de inserções em formas de notas.

O autor aborda a parte da ciência jurídica que tem por objetivo o estudo e a sistematização dos processos para que a interpretação se realize da melhor maneira possível. 

O texto examina a interpretação, a aplicação e a integração do direito científico em seu tríplice papel: interpretação das leis, preparação do direito constituendo e suprimento das lacunas do sistema legal e consuetudinário, o direito que surge dos costumes de uma certa sociedade. O livro apresenta também conclusões a respeito dos temas e um apêndice com textos sobre as formas de expressão do direito positivo. 

Pertinente à aplicação da lei, são analisados seu conceito interno e externo, sua natureza jurídica, assim como os critérios para classificação das leis e seu processo de elaboração, alcance, duração, finalidade, legalidade, justiça e expressão do direito.

O autor esclarece a evolução da jurisprudência até o direito atual e as funções específicas que consiste em interpretar, vivificar, humanizar, suplementar e rejuvenescer a lei.    

Rubens Limongi França foi membro titular da ABLJ (Academia Brasileira de Letras Jurídicas), professor da USP (Universidade de São Paulo), professor principal honorário da Universidade de San Marcos, em Lima no Peru e professor em escolas da magistratura. Antonio de S. Limongi França é mestre em direito político e econômico, professor e advogado.

Hermenêutica Jurídica
Autor:
Rubens Limongi França
Editora: RT
Quanto: R$ 39,00

Compre na Livraria Última Instância por R$ 31,20

Tags: ,
Deixe seu comentário


Apoiadores
Siga a Última Instância