COLETÂNEA DE ARTIGOS
Alameda lança obra de referência em Direito Empresarial do Trabalho
Da Redação - 01/11/2012 - 20h01

 

A Alameda Editorial lança na próxima segunda-feira (5/11), às 18h, no MuBe (Museu Brasileiro de Escultura, av. Europa, 218, São Paulo), a obra “Advocacia Empresarial do Trabalho”, que reúne série de artigos elaborados por membros da Comissão de Direito Trabalhista da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de São Paulo) e por alguns dos juristas mais conhecidos da área. Organizada pelos advogados Manuela Tavares e Marcos César Amador Alves, a coletânea aborda temas que atualmente vem preocupando os profissionais de Direito do Trabalho.

Segundo Manuela Tavares, a obra já nasce como importante instrumento de consulta e atualização para os que operam com a Advocacia Empresarial do Trabalho. “Este livro quer ser uma fonte de pesquisa. O objetivo foi o de contribuir para o aprimoramento das pessoas que militam na justiça do trabalho e na defesa dos interesses das corporações”, afirma.

A ideia da coletânea surgiu em uma reunião do Comitê de Direito Empresarial do Trabalho, que faz parte da Comissão de Direito Trabalhista  da OAB paulista. A advogada explica que o comitê funciona como uma espécie de fórum permanente, no qual são abordados assuntos polêmicos e que afligem os profissionais no seu dia a dia. “Foi durante um destes debates que surgiu a proposta de publicarmos uma obra que levasse ao público alguns dos temas mais relevantes da advocacia empresarial trabalhista”, diz Manuela.

A organizadora do livro informa que, inicialmente, decidiu-se que membros do comitê da OAB produziriam os artigos. No entanto, alguém propôs chamar também especialistas renomados para colaborar. A sugestão foi prontamente aceita pelos membros do fórum e o resultado foi além das expectativas. Alguns dos artigos do livro são assinados por estudiosos como Otávio Pinto Silva, Marcelo Pereira Gômora, Rafael Pugliese Ribeiro, Carlos Henrique Bezerra Leite, Cássio Mesquita Barros, entre outros.

Para Manuela, a presença destes doutrinadores e seu um “profundo conhecimento” sobre os diversos temas da área trabalista, dá robustez à obra. Segundo ela, o leitor encontrará na coletânea “renomados autores expressando seus conhecimentos sobre diversos temas que fazem parte do cotidiano de quem milita na área empresarial do trabalho”.

José Granadeiro Guimarães

O livro “Advocacia Empresarial do Trabalho” também é uma homenagem ao advogado José Granadeiro Guimarães (1916-2008), “um dos maiores causídicos” da história do Direito do Trabalho no Brasi. "Nas discussões iniciais, decidimos escolher uma referência do Direito Empresarial do Trabalho para ser homenageado. O nome escolhido por unanimidade foi o do Doutor José Granadeiro", justifica Manuela.

Da Turma de 1939 da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Granadeiro Guimarães já atuava profissionalmente quando foi criada a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em 1943. Em 70 anos como advogado, conquistou entre seus pares a posição de ser a maior referência quando se trata de Advocacia Empresarial Trabalhista.

Veja abaixo o depoimento de Manuela Tavares a respeito do livro “Advocacia Empresarial Trabalhista”.

Advocacia Empresarial do Trabalho Advocacia Empresarial do Trabalho
Autor:
Manuela Tavares/Marcos César Amador (orgs.)
Editora: Alameda Casa Editorial
Quanto: 100,00

Compre na Livraria Última Instância por

Tags: ,
Deixe seu comentário


Apoiadores
Siga a Última Instância