LANÇAMENTO
Livro sintetiza a evolução da Teoria Geral do Estado
Da Redação - 21/05/2013 - 15h53

 

Há 12 anos ministrando aulas sobre Teoria do Estado na Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), a professora Nina Ranieri logo percebeu que, ao pesquisar sobre as mudanças das análises contemporâneas que abordam a organização dos Estados, não existia uma obra que sintetizasse a evolução da literatura sobre o tema. “Sempre encontrava material esparso.” No entanto, ao longo do tempo, Nina Ranieri se deu conta de que tinha reunido uma quantidade suficiente de textos para um livro que iria preencher uma lacuna.

“Fui reunindo uma quantidade razoável de material para preparar as minhas aulas.” Desta maneira, nasceu a obra Teoria do Estado: do Estado de Direito ao Estado Democrático de Direito, que será lançado nesta terça-feira (21/5), às 18h30, na Livraria da Vila da alameda Lorena, em São Paulo.

“Eu tive a preocupação de fazer um livro didático que pudesse ser lido por qualquer pessoa que se interessasse pelo assunto”, afirma a autora. Segundo ela, a obra destina-se a estudantes de Direito, Relações Internacionais, Ciência Política e Ciências Sociais e todos aqueles que se interessam pelo estudo do Estado e do poder estatal.

Segundo a professora, o livro está organizado em duas partes. “Na primeira, explico a formação do Estado moderno do ponto de vista jurídico, as bases do direito público e da organização jurídica dos estados constitucionais atuais, desde o início da era moderna. Já a segunda parte é dedicada à evolução e noção do Estado de Direito. Estão ali as matrizes clássicas, a britânica, a americana, alemã e francesa. Eu analiso tudo isso e mostro como se deu essa evolução.” Nina ainda enfatiza que, em toda a obra, há a preocupação em “pensar o futuro.”

Afinal, qual a importância das matrizes clássicas? “Uma Teoria Geral do Estado serve para compreender, entender e refletir sobre esta estrutura,” diz a professora. Ao recuperar as matrizes clássicas, a obra teve o objetivo de preparar o aluno para que ele entenda o que é o Direito Público. “É preciso compreender, fundamentalmente, o papel do Estado na vida das sociedades modernas. Se o aluno não compreender isso, tem pouca chance de entender essa estrutura social que a gente vive. Para um estudante de direito é fundamental.“

“Meu objetivo, com este livro é projetar um pouco o futuro”, finaliza a autora que, além de professora associada do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP, também é pesquisadora do NUPPS (Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP) e coordenadora da Cátedra Unesco de Direito à Educação da universidade paulista. Nina Ranieiri é autora de divesas obras, todas publicadas pela EDUSP, entre as quais Autonomia Universitária, Educação Superior, Direito e Estado e organizadora de Autonomia Universitária na USP, de 1934 a 2004, Direito à Educação - Aspectos Constitucionais e Direito à Educação – Igualdade e Discriminação no Ensino.

Teoria do Estado: do Estado de Direito ao Estado Democrático de Direito Teoria do Estado: do Estado de Direito ao Estado Democrático de Direito
Autor:
Nina Ranieri
Editora: Manole
Quanto: R$ 49,00

Compre na Livraria Última Instância por R$ 39,20

Tags: ,
Deixe seu comentário

Mais recomendadas no Facebook

Acompanhe o Última Instância



Apoiadores
Siga a Última Instância