Segunda-feira, 28 de julho de 2014

Especial Exame OAB

Complexo Educacional Damásio de Jesus

Saiba o que pode cair na 2ª Fase de Direito Administrativo

19 de fevereiro de 2013

por Paulo Cézar Pastor Monteiro

Especialista em Direito Administrativo, o professor Leo Vinicius, aconselha que nos dias que antecedem a prova de 2ª Fase, os estudantes foquem no “aprimoramento da peça prática”, dominando bem todos os elementos que estruturam este quesito. Quanto aos temas, ele recomenda uma atenção especial com mandado de segurança e ação indenizatória.

Vinicius, que é autor do livro “Vade Mecum Prática OAB – Administrativo”, da Editora RT, reforça a ideia de que o candidato precisa ter “na cabeça” a estrutura da petição e todos os seus elementos, “de forma que que ele só se preocupe com o direito material”.

Leia mais:
Veja todas as provas de 2ª Fase do último Exame
Na 2ª Fase é essencial manter a tranquilidade
Confira os locais de prova da 2ª Fase do IX Exame
Prova no domingo: o que ainda dá para fazer?

Apesar de apostar na probabilidade do Exame cobrar uma peça sobre mandado de segurança e ação indenizatória por Responsabilidade Civil do Estado, o professor lembra que, no VIII Exame, a peça foi um Agravo. “Assim, apesar das petições iniciais serem correntes, o candidato precisa estar preparado para fazer qualquer recurso”, comenta.

O estudante deve ficar atento à legislação específica. Segundo Vinicius, como o Direito Administrativo não é uma matéria “codificada”, a maior dificuldade na hora da prova é identificar a lei especial aplicável. Para solucionar esse problema, um bom conhecimento do índice da coletânea legislativa adotada é fundamental.

Por fim, na hora do exame, o controle do tempo é fundamental. O professor comenta que “não há dúvidas” de que a peça prática é a parte mais relevante (pois vale metade da nota e trabalha basicamente com um único caso). Contudo, afirma que a aprovação também depende de um bom desempenho na correção das questões.

“Como a pontuação é equivalente, divida o tempo em 50% para a peça e 50% para as questões. Além disso, tome cuidado para não “patinar” muito tempo em uma mesma questão. “Enrolou, passe para a próxima”, observa.

Finalmente, o rascunho deve ser usado com inteligência: faça apenas um roteiro; não
Nessa última semana, o candidato que presta Exame de Ordem em Direito Administrativo deve dar ênfase ao aprimoramento da peça prática. Na hora do exame, a estrutura da petição deve estar na cabeça do candidato, de forma que ele só se preocupe com o direito material.

Tags: , ,

Comentários