Fenalaw 2013 -

domingo, 25 de junho de 2017

Abertura de franquias traz novas possibilidades de negócios

24 de outubro de 2013

Por Luíza Giovancarli

Dentre as novas oportunidades que vêm surgindo no mercado para o segmento jurídico uma que podemos destacar é a modalidade de franquias. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor das franquias cresceu 16,2% em 2012, sendo que em termos de faturamento o segmento movimentou cerca de R$ 24 bilhões. Um dos pontos positivos para quem quer começar seu negócio desta forma é que ao lidar com uma marca que já tem seu nome consolidado no mercado, meio caminho já foi cumprido.

Exemplo deste trabalho é o que executa a Studio Business, empresa fundada em 2006 e que expôs seu trabalho na Fenalaw 2013, com o objetivo de prestar serviços de consultoria tributária no âmbito administrativo. A partir disso, a empresa decidiu franquear seus serviços para um escritório de advocacia. Tendo êxito nesta experiência, a Studio Fiscal decidiu ampliar seu projeto de atuação por meio do sistema de franquias. Em seu modelo de negócio, o franqueado realiza a venda, enquanto os serviços e custos operacionais ficam por conta da Studio Fiscal. Hoje, a empresa conta com mais de 160 unidades espalhadas em todo o Brasil.

Para Nathalia Alborghetti, do Grupo Studio Fiscal, existem muitos benefícios no modelo de franquia tanto para o advogado quanto para qualquer outra pessoa. “Primeiramente uma legislação clara e objetiva do setor, uma padronização do negócio em si e principalmente uma responsabilidade mútua das partes. Ao passo que uma parceria tende a ter uma duração curta em razão da falta de dedicação entre os parceiros e da dificuldade de comprometimento quanto ao negócio, o modelo de franquia faz com que o franqueado tenha total suporte e apoio, uma vez que o negócio gira em torno dele, com suporte diário e a não concorrência entre franqueadora e franqueado. Ambos trabalham juntos em busca de um único objetivo”, afirma.

Outros benefícios, além de trabalhar com uma marca consolidada, é a própria experiência da empresa na área. Porém, de nada adianta se o franqueador não oferecer uma estrutura e um planejamento ao seu franqueado, bem como treinamento, capacitação, consultoria, administração e suporte técnico para que o serviço seja aplicado de maneira uniforme e estratégica.

“O modelo de franquia em geral utiliza de diversas avaliações para ter em sua rede os melhores franqueados e também treina e acompanha eles diariamente, fazendo até mesmo a gestão do negócio quando necessário. Existem alguns casos onde o tipo de franquia escolhida não se adequa ao perfil do franqueado, por exemplo, uma pessoa de relacionamento empresarial, sem costume ou desejo de trabalhar em finais de semana, provavelmente não se adequará a uma franquia de alimentação, mas sim a uma franquia para seu perfil”, conclui Nathalia.

 

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